Visita à INMET

Brasília , 18-19 de Maio de 2016

Os participantes do Projeto IAI CRN3035 Renzo Taddei, Nathalia Clyo, Anna Paula Peres e María Inés Carabajal estiveram em Brasília (DF), nos dias 18 e 19 de maio de 2016, para realizar visitas ao INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), à CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) e ao CENAD (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres). 




Durante o primeiro dia eles foram recebidos no INMET por Fabrício Daniel dos Santos Silva, que atua no serviço de pesquisa aplicada em meteorologia, e Lauro Tadeu Guimarães Fortes coordenador geral de desenvolvimento e pesquisa. Foi então realizada uma entrevista, buscando compreender melhor como são produzidos os serviços climáticos no instituto e como tais produtos chegam aos usuários. Foram apresentados alguns canais de comunicação entre usuário e o próprio INMET, como produtor de informação, o que permitiu avaliar um pouco melhor essa interface. Foi possível constatar a atual situação dos serviços climáticos produzidos hoje pelo instituto e as lacunas existentes, bem como a relação estabelecida com outras instituições nacionais e internacionais na prestação desses serviços e as dificuldades dessas relações.








Já no segundo dia, foram realizadas as visitas à CONAB e ao CENAD, ambos consumidores das informações climáticas produzidas no INMET. Na CONAB, foram recebidos por Divino Figueiredo, que apresentou como são produzidas as estimativas das safras no Brasil, com base em diversos parâmetros, entre os quais estão as previsões climáticas. No CENAD, o meteorologista Tiago Molina Schnorr falou sobre o uso da previsão climática no contexto da previsão de desastres naturais. Ele também apresentou como as informações climáticas determinam a emissão de alertas para que as defesas civis possam agir da melhor forma possível para mitigar as consequências graves.